Japan Dolphins Day 2014

Por Marcelo Valle
No dia 1° de setembro ocorre o "Japan Dolphins Day" (Dia dos Golfinhos do Japão) - um dia internacional em memória dos golfinhos que foram e que serão violentamente abatidos na cidade de Taiji, no Japão. Neste dia, ao redor do globo, diversas pessoas e entidades fazem passeatas e manifestações pedindo o fim dessa atrocidade.

Esse ano no Rio de Janeiro, foi realizada uma manifestação organizada pela Sea Shepherd em frente ao Consulado do Japão. A manifestação contou com a presença de voluntários de diversas entidades e também com manifestantes da sociedade civil.

Todo ano, dezenas de milhares de golfinhos são capturados e mortos no Japão.

Um lugar em especial conhecido como "the Cove", é o palco principal desta tragédia. Traduzido do inglês, "cove" é uma pequena enseada protegida ao longo da linha costeira de um mar, rio ou lago.

Durante a temporada de matança, os animais são localizados em alto mar e conduzidos por barcos até essa enseada. Para conduzir os animais os pescadores/caçadores fazem barulho com canos de metal para desorientar os animais e direcioná-los para a enseada da morte.

Para evitar que o grupo fuja, esses assassinos cercam a enseada com redes e ferem diversos animais. Porquê sabem que os golfinhos não irão abandonar os companheiros feridos. No próximo dia , os animais capturados são atingidos por lanças ou esfaqueados. Desta forma os animais ficam sangrando e agonizando por muito tempo até morrerem.


Antes da matança porém alguns animais são selecionados por treinadores do Japão e de outros países, para serem destinados a parques aquáticos espalhados pelo mundo. Onde passarão a vida em espaços confinados e se apresentando para turistas do mundo todo.

A carne dos animais abatidos contém altos níveis de mercúrio, o que por si só já deveria ser uma boa razão para não ser consumida. Em Taiji, a taxa de mortalidade é 50% maior do que em vilarejos similares onde a carne de golfinho não é consumida.




Criando uma consciência global sobre esses fatos e acontecimentos, seremos capazes de acabar com esses absurdos.

Para saber mais sobre as atrocidades que acontecem em Taiji, você pode assistir ao fime "The Cove".
O filme, lançado em 2009, foi vencedor do Oscar na categoria "Melhor Documentário" em 2010.


O site oficial do filme é:

www.thecovemovie.com

Mas você também pode assistir ao filme com legendas em português no site Youtube.

The Cove - Lengedas em Português
A entidade não governamental SEA SHEPHERD, também realiza campanhas contra a matança de golfinhos no Japão. O site brasileiro da entidade é:

www.seashepherd.org.br

Para manter as atividades, essas entidades contam com o apoio da sociedade. O financiamento dos projetos é feito através de doações e vendas de produtos. Visite os sites e participe.



A internet está repleta de informações úteis sobre esse tema. Uma busca rápida utilizando os termos "Taiji" e "The Cove" irão gerar muitos dados interessantes.



Visitar parques aquáticos onde golfinhos são mantidos cativos, estimula este tipo de crime contra a natureza!

Pedimos desculpas por publicar imagens fortes de animais sendo massacrados, mas a verdade é cruel e para que ela mude é preciso que estes fatos venham ao conhecimento do público.



A DIVE POINT se opõe aos maus tratos ou a matança de golfinhos e outros animais. Nossa empresa apoia e também participa de diversos projetos de conscientização e preservação ambiental. Faça você também a sua parte!