Frogfish

Por Marcelo Valle

Obs.: Este texto é uma compilação de diversas fontes literárias e também da internet.

O Peixe-sapo ou Frogfish é um peixe muito difícil de ser visto.
Não somente pela quantidade de indivíduos distribuídos em uma região, mas principalmente pela sua capacidade de se camuflar.

Se você não estiver procurando por um Frogfish, você provavelmente não irá encontrá-lo.
Os lugares para se encontrar um Frogfish variam de esponjas, corais, areia, lama, algas e lixo flutuante. Complicou, né?

Para facilitar a sua vida, algumas informações úteis:

O Frogfish também é conhecido como peixe-pescador porque possui um espinho dorsal modificado em forma de uma fina haste com a ponta carnosa, imitando um camarão, minhoca ou um pequeno peixe.

O Frogfish não nada atrás de sua refeição, ao contrário ele espera pacientemente camuflado e sem se mover até que a sua comida se aproxime. Se houver necessidade, ele irá movimentar a sua "isca" perto de sua boca.

Se algum peixe tentar conseguir uma "refeição fácil", invariavelmente irá terminar no estômago do Frogfish.

Peixes-sapo comem peixes, crustáceos e outros peixes-sapo (canibalismo).

O peixe-sapo pode comer presas com até o dobro do seu  próprio tamanho.

O ataque do peixe-sapo é tão rápido que os outros peixes nem percebem. O movimento é da ordem de 6 milisegundos. Ele abre rapidamente a sua mandíbula e isso cria uma sucção que arrasta a presa para dentro de sua boca, enquanto a água é expelida pela abertura branquial localizada atrás da nadadeira peitoral.



Durante a época de acasalamento, uma outra característica interessante é que as fêmeas são normalmente bem maiores que os machos.

O peixe-sapo se desloca pelo recife como se estivesse caminhando, utilizando suas nadadeiras modificadas que são capazes de se agarrar ao substrato.

Da próxima vez que estiver mergulhando, flutue tranquilamente sobre o recife e procure por olhos nas esponjas, pode ser o seu dia de sorte!



 
 
A camuflagem do peixe-sapo é tão eficiente que ao fazer essa foto, só foi visto o peixe-sapo maior.
O peixe menor só foi notado depois, ao analisar a foto com mais calma em casa.